Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Sexta - 08 de Novembro de 2002 às 12:02

    Imprimir


LIMA (Reuters) - A primeira tumba intacta de um governante peruano da antiguidade será exibida a partir desta sexta-feira em seu próprio museu ao norte do país andino, que foi construído com um investimento de US$ 5 milhões.

O governante chegou a ser apelidado de "Tutancamon das Américas", devido ao esplendor dourado de seu túmulo, descoberto há 15 anos no norte do Peru, segundo informaram autoridades locais na quarta-feira.

O corpo estava enfeitado com ornamentos de ouro e chinelos de prata e estava deitado perto das pessoas que o acompanharam na viagem ao além: sua mulher, três amantes, o sumo sacerdote, o comandante do exército e até seu cão.

O Senhor de Sipan pode ter sido cercado de muito luxo quando morreu, no século III, mas sua "residência" nova, no museu mais moderno do Peru - que será inaugurado hoje pelo presidente Alejandro Toledo - pode rivalizar com a grandeza de seu túmulo.

- É um museu-mausoléu que vai mostrar como ele foi enterrado. Até agora, víamos apenas os objetos de ouro e outros ornamentos encontrados em seu túmulo - disse o arqueólogo Walter Alva, que descobriu o Senhor de Sipan em 1987, em entrevista coletiva concedida em Lima.

Os restos mortais do governante da civilização moche já foram vistos em exposições temporárias, ao lado de peças ornamentais, incluindo brincos, enfeites de cabeça e armadura feita de ouro, cobre, prata e argila, mas nunca em um local permanente.

O novo Museu das Tumbas Reais de Sipan, em Lambayeque, cidade do norte do país, tem o formato de uma pirâmide moche. Foi construído com tijolos de fibra de vidro para ter a aparência do túmulo original e, como este, não tem janelas, o que ajuda a proteger suas peças preciosas.

- É o maior museu na América Latina dedicado a uma única descoberta arqueológica e será o mais impressionante do Peru - disse Alva.

Alguns dos artefatos representam divindades adoradas pelo povo moche, que dominou a costa do Pacífico da América do Sul nos séculos I a VI.

Alguns dos deuses assumem forma semi-humana e semi-animal - o caso de Ai-Apaec, o sinistro deus "Decapitador Alado", que segura uma faca em uma mão e uma cabeça humana na outra.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/386/visualizar/