Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 11 de Novembro de 2002 às 09:10

    Imprimir


Um estudo realizado pela Universidade de Ehime, no Japão, aponta que os maridos são o maior fator de risco para a saúde das mulheres japonesas em idade avançada.

O estudo, divulgado recentemente durante uma reunião da Sociedade de Higiene Pública do Japão, registou durante quatro anos e meio as condições físicas de cada membro do grupo, analisando características sobre saúde, estilo de vida e gostos.

Os resultados mostraram que o único fator de risco para as mulheres era "ter marido", já que "nos casamentos de idosos japoneses as relações não estão compensadas: o marido depende da mulher sem que essa dependência possa ser mútua", explicou o professor Koichiro Fujimoto.

Já no caso dos dos homens, foram detectados vários outros fatores de risco, como diabetes e tabaco.

O risco de morte nas mulheres casadas foi cerca de 55% maior que naquelas que não têm marido, enquanto que no caso dos homens são os que não têm mulher os que correm maior risco de morrer (1,79 vezes superior).

A pesquisa foi realizada com 3.136 pessoas sadias, das quais 1.810 eram mulheres, com idades entre 60 e 84 anos e residentes na Província de Ehime, a 600 quilômetros de Tóquio.

Homenews com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/389/visualizar/