Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Segunda - 11 de Novembro de 2002 às 09:14

    Imprimir


Almaty, Cazaquistão (Reuters) - A nave espacial russa Soyuz aterrissou no Cazaquistão no sábado (09/11), após uma missão de 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A tripulação da nave, um astronauta belga e dois russos, chegou em terra a salvo, depois de um vôo tranquilo.

"A aterrissagem foi boa, sem problemas. A nave tocou a terra a cerca de 80 quilômetros a nordeste de Arkalyk", disse um porta-voz da missão de controle fora de Moscou, se referindo a uma pequena cidade do Cazaquistão.

A nave Soyuz-TM, carregando o comandante de vôo russo Sergei Zalyotin, o engenheiro russo Yuri Lonchakov e o engenheiro belga Frank de Winne, tocou o solo às 21h04 (horário de Brasília).

Um funcionário das forças espaciais russas declarou na capital Astana, alguns minutos após o pouso, que o primeiro helicóptero com uma equipe de resgate havia alcançado o local e aberto a porta da cápsula para encontrar os três tripulantes a salvo.

Os três astronautas foram lançados para a missão no espaço da base russa de Baikonur, a cerca de 750 quilômetros de Arkalyk, em 30 de outubro. A bordo da nave Soyuz, eles alcançaram a ISS dois dias depois.

O lançamento, originalmente marcado para 28 de outubro, foi atrasado por uma explosão de um foguete similar ao Soyuz no cosmódromo russo Plesetsk, no Ártico. O incidente matou um soldado em terra, e oficiais russos culparam um objeto estranho que teria entrado no motor da nave.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/390/visualizar/