Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 20 de Novembro de 2002 às 09:39

    Imprimir


NOVA YORK (Reuters) - A IBM anunciou na terça-feira a assinatura de um contrato de 290 milhões de dólares com o governo federal dos Estados Unidos, que inclui um supercomputador chamado ASCI Purple, oito vezes mais rápido do que o computador atualmente usado para testes nucleares.

O contrato inclui igualmente um segundo supercomputador anunciado pelo Laboratório Lawrence Livermore, parte da Agência de Segurança Nuclear do Departamento da Energia dos Estados Unidos, no ano passado, chamado Blue Gene/L. O equipamento será usado em modelagem climática, por exemplo a simulação de todo um furacão.

O ASCI Purple vai operar a 100 teraflops, ou 100 trilhões de cálculos por segundo, oito vezes mais rápido que o computador atual, o ASCI White, e com velocidade equivalente à do cérebro humano, segundo a IBM.

O ASCI Purple incluirá 12 mil chips de computador Power 5, a próxima versão do chip PowerPC, um projeto exclusivo da IBM. A máquina tem quatro mil chips a mais que o ASCI White, que emprega chips Power 4 e cujos 12,3 trilhões de cálculos por segundo faziam dele, no passado, o computador mais rápido do mundo.

A nova máquina terá memória de 50 terabytes e dois petabytes de capacidade de armazenagem de dados, isso equivale ao conteúdo de cerca de um bilhão de livros.

O ASCI Purple será entregue em estágios, de agora a 2005, com o primeiro servidor da IBM entrando em operação no ano que vem.

O Blue Gene/L se concentrará em pesquisas de áreas como a previsão meteorológica mundial e o estudo da interação entre a química atmosférica e a poluição.

Quando completado, em 2005, o Blue Gene/L operará a 360 teraflops, ou 360 bilhões de cálculos por segundo, com base em dois conjuntos de microprocessadores trabalhando simultaneamente.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/444/visualizar/