Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 20 de Novembro de 2002 às 10:06

    Imprimir


SÃO PAULO (Reuters) - A companhia britânica de segurança de computadores mi2g anunciou na terça-feira que os 10 grupos de hackers mais ativos em novembro são todos brasileiros, que atuam sob a relativa falta de leis específicas para crimes feitos por meios eletrônicos.

"Isso se tornou um assunto global. Os países do G-8 precisam pressionar as autoridades brasileiras para tomarem medidas apropriadas para barrar (a ação de hackers)", afirmou o presidente-executivo da companhia, DK Matai.

Segundo Matai, "os hackers brasileiros causaram bilhões de dólares" em prejuízos aos grupo dos sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia (G-8).

Entre os cinco grupos de hackers mais ativos, segundo a mi2g, estão o BYS (Breaking Your Security), Ir4dex, Endiabrad0s, Virtual Hell e rya (Rooting Your Admin). A empresa britânica considera que o português tornou-se a língua do submundo dos hackers.

Apesar disso, a mi2g considera que poucos hackers brasileiros tenham habilidades sofisticadas como os que eram originários em países da Europa Oriental no final dos anos 1990. Segundo a companhia, os vândalos brasileiros não escrevem seus próprios programas de invasão para terem acesso personalizado aos computadores de suas vítimas. Além disso, a empresa acredita que o Brasil não é uma fonte importante de vírus e pragas digitais, pois somente 4 dos 296 novos vírus e programas maléficos descobertos em 2002 surgiram no país.

Os países que mais sofreram ataques de hackers em 2002, segundo a companhia, foram Estados Unidos (24.611 casos), Brasil (4.874), Reino Unido (4.735), Alemanha (4.474) e Itália(2.565). Os principais grupos a atingirem sistemas dos Estados Unidos foram todos brasileiros: Endiabrad0s (398), Ir4dex (378) e Virtual Hell (351).

Segundo a mi2g, os danos mundiais causados por ataques digitais são estimados entre 37 bilhões de dólares e 45 bilhões de dólares em 2002.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/446/visualizar/