Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 09 de Dezembro de 2002 às 10:58

    Imprimir


O chocolate pode servir de base para uma nova geração de medicamentos contra a tosse.

Uma substância química presente no doce, a teobromina, vem se mostrando eficaz no combate à tosse, segundo a Sociedade Toráxica Britânica (BTS, na sigla em inglês), com sede em Londres.

Para testar a capacidade da substância de controlar a tosse, os cientistas induziram o problema em um grupo de dez voluntários saudáveis e não fumantes - por meio de um produto à base de pimenta.

Os cientistas compararam a reação dos que tomaram teobromina, dos que ingeriram placebo (medicamento sem o princípio ativo), e dos tratados com codeína - um ingrediente presente de forma comum nos xaropes.

Milhões de dólares

A teobromina apresentou o resultado mais eficaz.

Na Grã-Bretanha, a população gasta mais de US$ 150 milhões (R$ 556 milhões) por ano em remédios contra a tosse.

"Ainda não sabemos como exatamente a substância funciona, se apenas atuando na tosse em si, ou se limpando a mucosidade dos pulmões", explicou Omar Sharif Usmani, um dos médicos responsáveis pela pesquisa.

Os pesquisadores, no entanto, alertaram que mais pesquisas são necessárias antes de se dar a luz verde para se comer chocolate para aliviar a tosse.

Provavelmente, a substância será comercializada na forma de um xarope, ou de uma barra sem gosto de chocolate.

A pesquisa é mais uma que tenta provar os benefícios do chocolate à saúde humana. Pesquisadores holandeses publicaram recentemente na revista médica The Lancet que o chocolate continha um composto químico capaz de prevenir contra o câncer e as doenças cardíacas.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/537/visualizar/