Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 14 de Janeiro de 2003 às 10:04

    Imprimir


Homenews

Astrônomos americanos descobriram outras três pequenas luas do planeta Netuno. A descoberta foi feita com a ajuda de um telescópio chileno e outro franco-canadense e informada nesta segunda-feira em caráter oficial.

Segundo cientistas do Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica, agora o planeta conta com onze satélites naturais em órbita. As novas luas são as primeiras descobertas desde que a sonda Voyager, da Nasa (Agencia Espacial Norte-Americana), sobrevoou Netuno em 1989.

De acordo com os cientistas, a detecção dos novos satélites não foi nada fácil, já que cada um desses corpos mede apenas entre 40 e 50 quilômetros de diâmetro.

As corpos celestes foram captados através do telescópio da Colina Tololo, do Observatório Interamericano, no norte do Chile, e do Telescópio Franco-Canadense do Havaí.

Até a descoberta, Netuno tinha oito luas. Duas delas, Tritão, descoberta em 1846, e Nereida, em 1949, são irregulares. Tritão viaja em uma órbita de sentido contrário ao do planeta, enquanto a órbita de Nereida é elíptica.

Com agências internacionais





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/653/visualizar/