Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 15 de Janeiro de 2003 às 11:19

    Imprimir


Homenews

Rigorosas medidas de segurança marcam os preparativos para o lançamento do ônibus espacial Columbia, previsto para esta quinta-feira (16/01). O motivo é a presença do primeiro astronauta israelense, o coronel Ilan Ramon.

Temendo atentados terroristas, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) reforçou a segurança. Nas entradas do centro espacial há guardas armados com fuzis automáticos, patrulhas aéreas sobre a plataforma de lançamento, vigilância feita por helicópteros de ataque Black Hawk e baterias de mísseis terra-ar Avenger mobilizadas.

As imediações também não foram esquecidas, há uma ostensiva presença policial por causa da chegada de uma delegação israelense de mais de 300 pessoas. Em Cocao Beach, a 30 quilômetros do centro espacial, foi montado um perímetro de segurança de 300 metros em volta do hotel que vai alojar a delegação. O acesso, protegido por blocos de concreto, é vigiado por uma tropa policial e cães treinados.

Além de Ramon, estão a bordo outros seis astronautas e um módulo sofisticado de pesquisas. "Esta é a primeira vez que este módulo vai ao espaço. Tem enormes recursos no campo científico, além de ser fisicamente amplo, permitindo o trabalho de quatro tripulantes dentro dele", disse Jack Keifenheim, diretor de carga da missão.

A tripulação está dividida em duas equipes e trabalhará durante 16 dias para fazer mais de 80 experiências científicas em condições de gravidade zero. Serão verificados os efeitos sobre os organismos vivos e a fisiologia humana, química dos cristais, crescimento de proteínas, combustão de materiais e observação de fenômenos meteorológicos terrestres.

O Columbia partirá entre 13h e 17h (horário de Brasília) e retorna à Terra no dia 1º de fevereiro.


Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/658/visualizar/