Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 27 de Janeiro de 2003 às 12:45

    Imprimir


Homenews*

O tráfego mundial na internet ficou seriamente prejudicado depois que um vírus do tipo "worm" (com capacidade de difusão rápida) atacou a rede, sites e e-mails em todo o mundo.

Especialistas classificaram o vírus como o pior dos que afetaram a internet mundial nos últimos 18 meses. O problema atingiu a distribuição de informações na Ásia, Américas e Europa. Na Coréia do Sul a maioria dos serviços on-line saiu do ar, inclusive os de banda larga e os móveis.

Nos Estados Unidos, segundo o FBI (a Polícia Federal norte-americana), os efeitos do vírus foram limitados. No Canadá, vários sites de internet chegaram a sair do ar.

Segundo Ben Koshy, da W3 International Media, que opera milhares de sites em Vancouver (Canadá), os servidores que foram sobrecarregados pelo vírus só voltaram a funcionar seis horas depois do início do ataque.

Segundo especialistas, esse vírus é conhecido como "safira'' (Sapphire ou SQL Slammer) e traz um mecanismo de auto-regeneração que faz com que ele se multiplique rapidamente pela web, gerando aceleração de tráfego e provocando lentidão na rede.

O "safira" explora uma falha de segurança do SQL Server 2000, software de banco de dados da Microsoft, descoberta em julho do ano passado e que permite a hackers tomar o controle de servidores de banco de dados corporativos.

O vírus começou a se espalhar por volta das 3h (horário de Brasília) deste sábado. No pico do problema, cerca de 20% dos dados enviados pela internet foram perdidos, uma taxa 10 vezes maior que a normal, segundo o vice-presidente de marketing da Matrix NetSystems Inc., uma empresa de monitoramento, Tom Ohlsson.

A fabricante de antivírus Symantec estima que pelo menos 22 mil servidores tenham sido afetados em todo o mundo até o momento.

*Com agências internacionais.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/705/visualizar/