Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Sexta - 07 de Fevereiro de 2003 às 11:05

    Imprimir


Homenews*

A Nasa (agência espacial Norte-americana) informou que irá aguardar as conclusões da comissão investigadora independente formada após o acidente com o Columbia para decidir sobre a retomada dos vôos de ônibus espaciais.

Sean O'Keefe, administrador da agência espacial,disse que "apenas essa comissão vai estar em condições de apresentar conclusões. E vamos nos guiar por elas", informou. "Queremos que as conclusões sejam alimentadas por fatos e provas. Não excluímos nenhum enfoque ou teoria", acrescentou. Segundo ele, uma vez apresentadas as conclusões da comissão, a Nasa fará todo o possível para garantir a retomada dos vôos com condições de segurança satisfatórias.

Nesta última quinta-feira, a comissão independente iniciou seus trabalhos na base militar de Barksdale, no Estado da Louisiana, onde caiu a maior parte dos destroços do Columbia, informou Don Dittemore, diretor do programa de ônibus espaciais da Nasa. A comissão é presidida pelo almirante da reserva Harold Gehman, que co-dirigiu o comitê de investigação formado após o atentado contra o destróier USS Cole no Iêmen, em 2000.

"Recebi aqui o almirante Gehman, com um certo alívio. Precisamos desse especialista, de sua visão independente sobre o que fazemos. Trabalharemos com ele e sua comissão", disse Dittemore.

Questionado sobre o aumento de temperatura registrado no trem de pouso do ônibus espacial pouco antes da desintegração, Dittemore disse não ter uma explicação.

"Pode ser que não a saibamos nunca", admitiu. Ele também citou a hipótese de a tragédia ter sido causada por um dano sofrido pelo Columbia durante o lançamento. Disse que os investigadores continuam analisando essa possibilidade, apesar de não acreditarem nela.

*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/751/visualizar/