Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Segunda - 10 de Fevereiro de 2003 às 16:26

    Imprimir


(AL) - O Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia anunciou que vai elevar em dez quilômetros a altitude da Estação Espacial Internacional (ISS).

"O aumento da altitude da órbita da ISS em cerca de dez quilômetros vai acontecer na terça-feira com a ajuda dos propulsores da nave Progress M-47, às 11h34 (9h34 em Brasília)", anunciou o centro em um comunicado.

A ISS localiza-se atualmente em uma órbita com apogeu (altitude máxima) de 406 quilômetros e perigeu (altitude mínima) de 382 quilômetros, perdendo todos os dias cerca de 200 metros de altitude devido à gravidade da Terra.

A Progress M-47, acoplada desde terça-feira (4), tem pelo menos 250 quilos de combustível sólido, quantidade suficiente para elevar todo o complexo espacial até à altitude média de 396 quilômetros.

Suspensão

Inicialmente estava previsto que a elevação da órbita da ISS fosse efetuada pelo ônibus norte-americano Atlantis em março. Porém, após o acidente do Columbia, a Nasa (agência espacial dos EUA) suspendeu as missões espaciais.

Sem os ônibus norte-americanos, a construção e ampliação da ISS está paralisada. As naves russas de carga Progress e as tripuladas Soyuz garantem apenas a metade do funcionamento do complexo orbital.

Os ônibus da Nasa ainda não têm substitutos, pois podem carregar até 21 toneladas de material para o espaço _as russas Progress têm capacidade apenas para 2,5 toneladas. A agência dos EUA havia planejado cinco vôos em 2003, os quais permitiriam o transporte de mais de cem toneladas em instrumentos e equipamentos.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/766/visualizar/