Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Segunda - 17 de Fevereiro de 2003 às 12:52

    Imprimir


Cientistas reunidos no encontro anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAPC) em Denver, nos Estados Unidos, revelaram que a água congelada retida na camada superficial do subsolo de Marte seria suficiente para formar um oceano de 13 centímetros de profundidade.

“Está cada vez mais claro que Marte tem água suficiente para ser usada em uma futura exploração humana”, declarou Bill Friedman, cientista do Laboratório Nacional de Los Alamos, no Estado americano da Califórnia.

“Na verdade, há água suficiente para cobrir a superfície do planeta com uma camada de pelo menos 5 polegadas (13 centímetros) de água, e nós só analisamos as partes mais superficiais do solo.

Os dados foram obtidos por meio da sonda espacial Mars Odyssey (Odisséia de Marte), que recebe sinais de vários sensores colocados em diferentes pontos da superficie marciana.

Metade de água

O mapeamento mostra que, a partir da latitude 55º (que na Terra equivale a regiões como o extremo sul da América do Sul e o sul da Escócia) até os pólos, 50% do solo é composto por água congelada.

Os cientistas explicaram que cada quilo de solo desta região levado ao forno produz meio litro de água, que poderia sustentar futuros astronautas enviados para explorar Marte.

Para os especialistas, há fortes indícios de que, eventualmente, há água corrente em determinados pontos do planeta vermelho.

A sonda Mars Global Surveyor (Inspetora Global de Marte), que está há mais tempo orbitando o planeta que a Mars Odyssey, já identificou áreas que parecem terem sofrido erosão provocadas por rios.

Fonte: BBC em Londres.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/802/visualizar/