Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 18 de Fevereiro de 2003 às 12:01

    Imprimir


DivulgaçãoDavid Hanson, um ex-funcionário da Disney que trabalha atualmente na Universidade do Texas-Dallas, apresentou nesta segunda-feira o Mett K-bot, provavelmente a mais sofisticada cabeça de robô já desenvolvida até hoje.

A cabeça do robô tem câmeras por trás dos olhos que acompanham os movimentos. Programas sofisticados coordenam os movimentos por baixo de uma pele sintética, auxiliando a simulação de expressões faciais que representam as reações emocionais humanas.

De acordo com Hanson, o Mett K-bot vai poder sorrir, olhar com desdém ou mesmo entortar os olhos. Os 24 motores musculares podem reagir em menos de um minuto, imitando uma pessoa.

Pesando 2 quilos, o robô foi apresentado nesta segunda-feira no Encontro Anual da Associação Americana para os Avanços da Ciência (AAAS, sigla em inglês), em Denver.

Novidades

Os delegados que participam do encontro estão tendo contato com as últimas novidades no mercado de tecnologia.

"Esta é a cara dos robôs sociais", disse David Hanson, que está construindo o robô como parte de seus estudos de PhD.

Os componentes mais importantes do robô de Hanson custaram menos de US$ 400 (R$ 1,4 mil). O autor do projeto acredita que os custos podem ser ainda bastante reduzidos.

"O objetivo é fazer com que esse robô se transforme na principal tecnologia de produção de massa. Se o peso e o tamanho da cabeça deste protótipo forem reduzidos, os robôs vão poder ser distribuídos em laboratórios científicos com mais facilidade."

Quando isto acontecer, Hanson acredita que o desenvolvimento da cabeça de robô será mais rápido. A unidade básica vai se tornar a plataforma para outras experiências, como o desenvolvimento de músculos artificiais.

Fonte: BBC em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/811/visualizar/