Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 26 de Fevereiro de 2003 às 12:41

    Imprimir


HomeNews*

A ISS (Estação Espacial Internacional) já está se preparando para ficar com apenas dois astronautas na tripulação. De acordo com a Nasa (agência espacial norte-americana), a idéia é reduzir o número de viagens para levar suprimentos ao espaço.

Na última terça-feira, a tripulação treinou tirar as roupas espaciais sem ajuda. O objetivo desse treinamento é a agilidade em situações emergenciais. Os dois tripulantes que ficarem na Estação poderão ser chamados para agir em casos de emergências espaciais e, uma vez vestido com a roupa espacial, o astronauta fica incapacitado de ajudar qualquer parceiro.

Durante o exercício, os astronautas levaram duas horas para tirar toda a roupa. Porém, como o limite era de três horas, a Nasa considerou o teste um sucesso.

"Estamos avaliando se, no caso de uma viagem espacial ser realizada com apenas dois tripulantes, será possível colocar e tirar as roupas. E mostramos que isso é possível", disse Rob Navias, porta-voz da Nasa.

Reduzindo o consumo

O consórcio internacional de agências espaciais responsável pela ISS foi forçado a considerar a redução de sua tripulação depois do acidente com o ônibus espacial Columbia, no último dia 1º. Os três ônibus restantes na frota da Nasa ficarão em terra por tempo indeterminado enquanto ainda são feitas as investigações sobre o que ocorreu de fato com o ônibus espacial.

No momento, as únicas tripulações capazes de levar suprimento para a ISS são a Russian Progress e a Soyuz. No entanto essas naves não possuem alta capacidade de carga. Enquanto a estação tem capacidade para 29 toneladas de carga, a Progress pode carregar apenas 3,3 toneladas e a Soyuz não mais que 350 kg.

Dessa forma, reduzir a tripulação significa diminuir a necessidade de suprimentos e aumentar o tempo que a ISS pode ser mantida em ação.

*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/845/visualizar/