Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 26 de Fevereiro de 2003 às 13:37

    Imprimir


HomeNews*

Peritos da Nasa (agência espacial norte-americana)encontraram o pedaço de uma placa de revestimento térmico do ônibus espacial Columbia, onde são visíveis deformações possivelmente causadas por uma massa de ar superquente que entrou no aparelho.

A placa, que tem pouco mais de 30 centímetros quadrados e é uma entre as centenas que protegem a parte inferior do ônibus durante a reentrada na atmosfera, possui um grande número de marcas e manchas alaranjadas em sua superfície.

Uma das teorias da causa do acidente é que a nave teria sido danificada quase um minuto após o lançamento, no dia 16 de janeiro. Uma placa isolante teria se desprendido e colidido com a asa esquerda da nave.

O impacto teria causado um buraco na camada de proteção, o qual teria deixado a estrutura da nave descoberta e sensível ao plasma (gás superquente gerado pela fricção do ônibus com a atmosfera).

No entanto, Harond Gehman, chefe de uma comissão de investigação designada pela Nasa, afirmou que é ainda cedo para tirar conclusões. "Temos de determinar se este dano sofrido pela placa ocorreu enquanto ela ainda estava fixa ou quando o veículo se desintegrou", disse.

Ele disse ainda que os danos na placa parecem ter sido provocados por algo mais do que a reentrada na atmosfera, que ocorre quando a nave se desloca a uma velocidade superior a 25 mil quilômetros por hora. O material será examinado por especialistas nesta semana.


Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/847/visualizar/