Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quinta - 13 de Março de 2003 às 16:37

    Imprimir



Dados obtidos pelo telescópio espacial Hubble possibilitaram que astrônomos observassem a perda de massa de um planeta fora do Sistema Solar.

O objeto foi chamado de HD 209458b e está a 150 anos-luz da Terra sendo visível na constelação de Pégaso. Assim como Júpiter, é um gigante gasoso. A diferença entre os dois planetas está na localização. O HD 209458b está a "apenas" 7 milhões de quilômetros de sua estrela enquanto o maior planeta do nosso sistema fica a 780 milhões de quilômetros do Sol.

A atmosfera externa do HD 209458b é tão aquecida pela
estrela que ela começa a escapar da força gravitacional do planeta. "A atmosfera é aquecida, o hidrogênio escapa e é afastado, espalhando-se como uma grande cauda atrás do planeta", explicou o astrônomo Alain Lecavelier, do Instituto de Astrofísica de Paris.

A pesquisa foi liderada por Alfred Vidal-Madjar e publicada na edição de hoje da revista "Nature" (www.nature.com). "Ficamos impressionados em ver que a

atmosfera de hidrogênio desse planeta se estende por mais de 200 mil quilômetros", disse Vidal-Madjar.

Os astrônomos acreditam que pelo menos 10 mil toneladas de hidrogênio escapam do HD 209458b por segundo. Fazendo com que a maior parte do planeta desapareça restando apenas o núcleo.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/896/visualizar/