Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Segunda - 17 de Março de 2003 às 16:06

    Imprimir


HomeNews*

Os vôos dos ônibus espaciais da Nasa (agência espacial norte-americana) podem ser retomados no segundo semestre de 2003. O comunicado foi emitido nesta semana pelo diretor de vôos da agência, William Readdy.

Segundo Readdy, os engenheiros da Nasa devem se preparar para realizar alterações rápidas nos ônibus. Os técnicos também acompanharão as recomendações da comissão que investiga o acidente.

Após o acidente com o ônibus espacial Columbia no dia 1º de fevereiro, todas as missões foram suspensas _inclusive o regresso em março da tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Causas

Os investigadores ainda se dividem entre diversas hipóteses, para explicar o quê de fato ocorreu com o Columbia entre elas erro de pilotagem, danos provocados na decolagem e problemas ligados à idade do ônibus espacial.

O chefe do comitê, Hal Gehman, disse que o grupo está lutando contra várias teorias e tentando focar o trabalho. "Eu não gostaria de falar que estamos nos movendo rapidamente para encontrar a causa porque ela permanece desconhecida", disse Gehman. "Toda a vez que monto um panorama, aparece um dado novo que muda minha opinião."

Até o momento, foram recolhidos 28.286 pedaços do Columbia, o que corresponde a 19% do ônibus espacial.

*Com agências internacionais





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/909/visualizar/