Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 18 de Março de 2003 às 13:14

    Imprimir


HomeNews

Existe água em estado líquido na superfície do planeta Marte. A informação foi publicada esta semana em uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo com base em dois estudos independentes que sugerem o fato.

De acordo com os estudos, a água está situada nas encostas do monte Olimpo.

A existência de água líquida em Marte foi descoberta depois de análises da sonda Mars Global Surveyor. Esses seriam os primeiros sinais de água líquida no planeta.

No ano passado os cientistas já haviam encontrado água, porém, esta estava congelada sob a superfície de Marte. A descoberta de água líquida, reforçam a possibilidade de vida no planeta.

Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, esta semana a cientista Tahirih Motazedian apresentará na 34º Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em Houston, um estudo sugerindo que a água líquida já está disponível no planeta vermelho. Segundo o jornal, o estudo mostrará diferentes imagens dos mesmos lugares de diversas épocas. As várias fotos obtidas pela Surveyor, demonstram o surgimento de pequenas manchas negras que foram escavadas pela água. A pesquisa, também conclui que a água 'marciana' deve ser bastante salgada.

Justin Ferris, da Geological Survey dos EUA, e sua equipe da Universidade do Arizona, apresentaram no ano passado um estudo sobre o mesmo tema. De acordo com o cientista, existem muitos pontos semelhantes entre sua pesquisa e o estudo de Tahirih.

Para Ferris, o fato de dois grupos de cientistas chegarem às mesmas conclusões fortalece a possível existência de água em Marte. No entanto ele ressalva que há outras teorias para explicar os fenômenos que eles enxergaram como água corrente. Para o cientista, somente uma presença no planeta poderá comprovar se realmente há água corrente em Marte.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/916/visualizar/