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Tecnologia
Quarta - 26 de Março de 2003 às 14:57

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Por Rodrigo Dutra, do HomeNews

A IBM mostrou na última segunda-feira um adaptador tipo LAN wireless, batizado de “Plug and Print”, que auxiliará empresas que trabalham com grande quantidade de impressões diárias.

Mark Andrews, vice-presidente mundial de marketing da companhia, disse que esta nova tecnologia mostrará como as suas impressoras oferecem soluções mais inteligentes do que as apresentadas pelos novos lançamentos colocados no mercado pela Dell Computer.
Andrews classificou a maquinaria da concorrente como de “nível primário”, voltado a consumidores com baixas exigências em suas compras.

A IBM, que compra os componentes para montagem de hardware direto das empresas japonesas Hitachi e Ricoh, oferece suas impressoras de larga escala a um preço inicial de US$ 639 com um volume de produção de 45 páginas por minuto, que equivale a mais que o dobro dos 22 ppm oferecido pelas impressoras da Dell, manufaturada pela Lexmark International em Lexington, Kentucky, e que têm um preço base de US$ 499.

Ainda segundo Andrews, o custo do hardware nas empresas é apenas uma pequena parte do custo total e, manter impressoras de grande porte, que se ajustem a uma rede local, tem um maior benefício financeiro do que trabalhar com uma série de pequenas impressoras espalhadas por diversos escritórios.

Paul Breo, manager da IBM, disse que a vida das empresas que trabalham com redes locais com mais de 30/40 PCs será muito facilitada pelo adaptador Wi-Fi, que tem um preço de mercado de US$ 212. Ele também falou que este hardware irá auxiliar companhias que se conectam por portas Ethernet, e será especialmente importante para organizações que trabalham em locais difíceis de se instalar impressora de rede a cabo.

Greg Davis, diretor de vendas e marketing do grupo Dell, não quis confirmar quando sua companhia vai desenvolver impressoras wireless. Mas ele quis deixar claro que a empresa está sempre desenvolvendo e testando novos tipos de hardware.

Muitos analistas de mercado, como Peter Kastner do Aberdeen Group, dizem que a Dell ainda precisa melhorar seus controles de preço e técnica de produção para poder competir com outras empresas do ramo. Mas, muitos discordam, como Peter Grant da Gartner Dataquest, e garantem que a empresa dominante neste mercado, a Hewlett Packard, precisa demonstrar eficiência para garantir sua liderança.




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