Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 14 de Abril de 2003 às 17:29

    Imprimir


Por Rodrigo Dutra, do HomeNews

A Microsoft convidou diversos fornecedores, incluindo organizações de renome mundial, para garantir o suporte técnico do seu novo software: o Windows Media 9. O lançamento desta tecnologia ocorreu durante a Conferência Nacional de Mídia, em Las Vegas, na última semana.

O WM9 terá diversas funções, de programa destinado ao campo jornalístico à transmissão de eventos exclusivos para aparelhos móveis portáteis.

O Windows Media 9 é a última atualização ao portfólio de criação de áudio e vídeo da Microsoft. Seu grande competidor neste setor é a RealNetworks, que também possui a sua própria linha de produtos personalizados.

E, para tentar “bater” o adversário, novos recursos, adicionados ao WM9, servirão como marketing da companhia de Bill Gates. Consumidores certamente estarão atraídos pelo lançamento de um DVD duplo no final deste mês, que contará com uma novidade: os dois discos terão o mesmo filme. O primeiro será codificado para “rodar” em computadores que tenham o WM9 instalado, e o segundo será exclusivo para aparelhos de transmissão digital convencionais.

Para que, afinal, serve a versão para computador? Segundo a Microsoft, ela oferece uma resolução duas vezes superior aos DVDs convencionais.

O primeiro lançamento, marcado para 22 de abril, será Standing in the Shadows of Motown, um documentário sobre uma banda que tocou em diversos discos lançados pela gravadora Motown e ajudou a formar diversas estrelas em seu tempo. Neste mesmo formato, Exterminador do Futuro 2 será relançado em junho.

Sempre pensando na competitividade mercadológica, a Microsoft comunicou que os usuários de produtos móveis, principalmente laptops e notebooks, brevemente terão oportunidade de assistir aos vídeos em VM9. Como exemplo, a Microsoft realizou transmissões “fechadas” somente para aparelhos que possuem telas digitais no sistema ATSC, durante a Conferência Nacional de Mídia. A estrutura foi desenvolvida e mostrada em parceria com a Linx Electronics.

Outras companhias, como a Inscriber e a Panasonic, também trabalham com a Microsoft, para desenvolver aplicativos para o WM9.

Desta forma, a Associated Press (AP) mostrou um novo aplicativo de transmissão de vídeo, o Snapfeed, que incorpora o WM9. Usado internamente pela AP e a venda para outras organizações, o Snapfeed atua como um dispositivo de extensão que melhora a qualidade de filmagens para pessoas que utilizam laptops, o que é o caso de muitos repórteres.

O software avalia fatores como a qualidade de transmissão e a duração do vídeo, e assim ajusta a sua compressão (tamanho do arquivo) e a velocidade de transmissão. Qual é a vantagem oferecida pelo Windows Media? Novamente, segundo a Microsoft, qualidade de imagem muito superior se comparado a outras tecnologias.

A AP ainda está trabalhando conjuntamente com a Microsoft no desenvolvimento do Colledia Workflow, que é um programa que objetiva auxiliar jornalistas e produtores a simplificar o acesso a arquivos de mídia. Este programa também será integrado ao novo Windows Media.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/965/visualizar/